domingo, 27 de julho de 2008

Video aula Linux

O Site Profpisco.com está desenvolvendo video aula de linux, está na parte 1 de comandos dividido em 2 partes. Assista aos vídeos.

Parte 1.1



Parte 1.2



Assista ao Video original clicando aqui.
Site:PROFPISCO.COM

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Mensagem oculta no símbolo do Firefox.

Lendo um site na internet descobri que uma imagem do firefox esconde uma mensagem oculta mais que macabra, claro, a intenção é essa, mas… fiquei arrepiado ao ler a mensagem oculta e ver a imagem por trás da mensagem. Tente você também. Siga passo a passo a rotina abaixo.
  1. Copie a imagem abaixo para seu computador. (para quem não sabe: botão direito do mouse sobre a imagem e escolher a opção - Salvar imagem como.)
  2. Na imagem salva em seu micro, clique com o botão direita sobre ela e escolha a opção - abrir com.
  3. Escolha o programa Winrar.
  4. Abra a imagem e veja o resultado.

Obs: Se você digitar na barra de endereços do firefox: (about:mozilla) acontecerá a mesma coisa. Será o firefox um produto do bicho feio?

Fonte:WWW.PROFPISCO.COM

domingo, 13 de julho de 2008

Windows 3.11 dá Adeus


Parece piada, mas não é. A Microsoft anunciou que o Windows 3.11 será descontinuado em novembro deste ano. O Windows 3.11 foi lançado em 1993 e a versão comercial já não era mais comercializada por ser substituída pelo Windows 95, mas, ainda era utilizado como solução embutida para máquinas como caixas registradoras ou sistemas industriais. Adeus velhinho, esse vai para o céu dos Sistemas Operacionais de vez. Bons tempos.

C# (CSharp) - Características

C# (pronuncia-se "cê chárp" em português ou "sí sharp" para o inglês) é, de certa forma, a linguagem de programação que mais diretamente reflete a plataforma .NET sobre a qual todos os programas .NET executam. C# está de tal forma ligado a esta plataforma que não existe o conceito de código não-gerenciado (unmanaged code) em C#. Suas estruturas de dados primitivas são objetos que correspondem a tipos em .NET. A desalocação automática de memória por garbage colletor além de várias de suas abstrações tais como classes, interfaces, delegados e exceções são nada mais que a exposição explicita recursos do ambiente .NET.

Quando comparada com C e C++, a linguagem é restrita e melhorada de várias formas incluindo:

  • Ponteiros e aritmética sem checagem só podem ser utilizados em uma modalidade especial chamada modo inseguro (unsafe mode). Normalmente os acessos a objetos são realizados através de referências seguras, as quais não podem ser invalidadas e normalmente as operações aritméticas são checadas contra sobrecarga (overflow).
  • Objetos não são liberados explicitamente, mas através de um processo de coleta de lixo (garbage collector) quando não há referências aos mesmos, previnindo assim referências inválidas.
  • Destrutores não existem. O equivalente mais próximo é a interface Disposable, que juntamente com a construção using block permitem que recursos alocados por um objeto sejam liberados prontamente. Também existem finalizadores, mas como em Java sua execução não é imediata.
  • Como no Java, não é permitida herança múltipla, mas uma classe pode implementar várias interfaces abstratas. O objetivo principal é simplificar a implementação do ambiente de execução.
  • C# é mais seguro com tipos que C++. As únicas conversões implícitas por default são conversões seguras, tais como ampliação de inteiros e conversões de um tipo derivado para um tipo base. Não existem conversões implícitas entre inteiros e variáveis lógicas ou enumerações. Não existem ponteiros nulos (void pointers) (apesar de referências para Object serem parecidas). E qualquer conversão implícita definida pelo usuário deve ser marcada explicitamente, diferentemente dos construtores de cópia de C++.
  • A sintaxe para a declaração de vetores é diferente ("int[] a = new int[5]" ao invés de "int a[5]").
  • Membros de enumeração são colocados em seu próprio espaço de nomes (namespace)
  • C# não possui modelos (templates), mas C# 2.0 possui genéricos (generics).
  • Propriedades estão disponíveis, as quais permitem que métodos sejam chamados com a mesma sintaxe de acesso a membros de dados.
  • Recursos de reflexão completos estão disponíveis

Apesar de C# ser freqüentemente tido como similar a Java, existem uma série de diferenças importantes, mas a maioria é implementada de forma diferenciada em ambas as linguagens.

Por exemplo, o Java não implemente propriedades, mas permite a utilização de métodos Get e Set que realizam o mesmo processo.

Outros detalhes são:

  • O Java não implementa o goto como estrutura de controle, mas o C# sim, apesar de ser pouco usual.
  • O Java utiliza comentários Javadoc e o C# utiliza comentários baseados em XML.
  • O C# possui indexadores. O Java tem Listeners.
  • O Java utiliza a JVM, o C# o .Net Framework, Mono e DotGnu.
  • Um dos principais editores do Java é o Eclipse, o do C# é o Visual Studio. Mas ambos tem compiladores de linha de comando.
  • O Java pode ser compilado em qualquer plataforma, o C# possui compiladores para Windows, Windows Mobile, Linux, Mac OS X e Solaris. A plataforma .Net da Microsoft provê compiladores para Windows e Windows Mobile (.Net Compact Framework), já a plataforma Mono provê compiladores para Windows, Linux, Mac OS X e Solaris.

No final, ambos possuem recursos similares, sendo possível o programador escolher a linguagem com a qual mais simpatiza.